TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
15ª Festa Literária Internacional de Paraty é oficialmente aberta - Editoriais - Band News FM

Diversão e Arte

Texto:
+
-

15ª Festa Literária Internacional de Paraty é oficialmente aberta

Lima Barreto é o homenageado desta edição da Flip

Por Pablo Ribeiro, às 23:21 - 26/07/2017 | Atualizado às 23:21 - 26/07/2017

00:00 / 00:00

Na abertura, o ator Lázaro Ramos interpretou trechos da obra da Lima Barreto (Foto: Pablo Ribeiro)

Escrever para se salvar e salvar o mundo. É isso que move a paulista Noemi Jaffe, uma das escritoras convidadas para a edição deste ano da Flip. Ela é autora de "O que os cegos estão sonhando?", escrito a partir do diário de sua mãe, Lili Jaffe, levada aos 19 anos como prisioneira dos nazistas em Auschwitz, na Polônia, onde ficou por quase um ano até ser resgatada pela Cruz Vermelha. 

Inquieta em apenas se abrir, ela resolveu começar um projeto chamado Escrevedeira, onde conduz oficinas de escrita criativa em São Paulo. Noemi estará na mesa desta quinta-feira (27) com a escritora de Ruanda Skolatique Mukasonga. Em pauta, o sofrimento do holocausto e do genocídio. "Desde que eu sou pequenininha eu conheço a existência desse diário e meu sonho era um dia fazer um livro sobre ele. Finalmente, em 2012 ele foi publicado. Estou muito feliz em participar da Flip. O Lima Barreto escreveu 'O triste fim de Policarpo Quaresma', que é o 'Dom Quixote brasileiro', e talvez a gente continue sendo esses Dom Quixote que estão por aí lutando contra moinhos de vento", diz Jaffe.

Na abertura da Festa Literária Internacional de Paraty, o ator e escritor Lázaro Ramos foi Lima Barreto. Ele é o homenageado da 15ª edição. A praça da Matriz, que é usada para que o público possa acompanhar o que acontece dentro da igreja, estava lotada. A cidade de Paraty, que nesta época chega a receber 30 mil pessoas, tem 95% das ocupações em hoteis e pousadas preenchidas. 

NEWSLETTER
OU