TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Após três semanas de flexibilização, setor do comércio ainda estima queda de 60% nas vendas - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Após três semanas de flexibilização, setor do comércio ainda estima queda de 60% nas vendas

A projeção é do Clube de Diretores Lojistas do Rio e do Sindicato dos Lojistas, que juntos representam mais de 25 mil estabelecimentos

Por Amanda Martins, às 15:22 - 21/07/2020 | Atualizado às 20:48 - 21/07/2020

00:00 / 00:00

A queda nas vendas do setor é estimada em 60% na comparação com o mesmo período no ano passado (Foto: Agência Brasil)

Três semanas após a abertura do comércio de rua na cidade, a queda nas vendas do setor é estimada em 60% na comparação com o mesmo período no ano passado. É o que aponta o Clube de Diretores Lojistas do Rio e o Sindicato dos Lojistas, que juntos representam mais de 25 mil estabelecimentos.

O número já chegou a 80% na primeira semana de flexibilização das medidas restritivas no Rio de Janeiro, que começou no dia 27 de junho. Para o presidente do CDL-Rio e do Sindlojas, Aldo Gonçalves, ainda é cedo para estimar um cenário positivo para o setor.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, mais de 55 mil pessoas que trabalhavam no comércio já ficaram desempregadas em todo o estado.

O Carlos Ghazi é dono de uma loja de cama, mesa e banho no Centro do Rio. O empresário é mais otimista em relação às vendas nos próximos meses, mas prefere agir com cautela nessa volta gradual.

Na contramão da crise, o volume de vendas do varejo teve alta de 13,9% em maio no Brasil. É o maior crescimento dos últimos 20 anos, segundo o IBGE. Entre os fatores que contribuíram para a movimentação estão a reabertura do comércio, o pagamento da parcela do 13º salário e do auxílio emergencial.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU