TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Aulas presenciais em 419 unidades da rede municipal do Rio são retomadas nesta quarta-feira - Editoriais - Band News FM

Educação

Texto:
+
-

Aulas presenciais em 419 unidades da rede municipal do Rio são retomadas nesta quarta-feira

Depois de impasses na Justiça, a última de decisão atendeu a um recurso da Prefeitura e derrubou a liminar que impedia a volta das atividades

Por Andrezza Buzzani, às 13:17 - 07/04/2021

00:00 / 00:00

Segundo a Prefeitura do Rio, o retorno é facultativo (Foto: Andrezza Buzzani)

A rede municipal de ensino do Rio retomou as aulas presenciais em 419 escolas nesta quarta-feira (7), depois de impasses na Justiça. A mais recente decisão, do presidente do Tribunal Fluminense, desembargador Henrique Figueira, garante a validade do decreto da prefeitura que permite as aulas presenciais.

A volta é para os alunos da pré-escola, e dos 1º e 2º anos do ensino fundamental. O retorno é facultativo. As escolas privadas também estão autorizadas a abrir, mas nem todas adotaram o ensino presencial nesta quarta (7).

Seguindo os protocolos de higienização e distanciamento, a professora Tereza Prado acredita que a volta dos alunos para as salas de aula é importante para o ensino.

A fisioterapeuta Laila Alves trabalha na área da saúde, e precisa deixar a filha de 5 anos na escola em horário integral. Ela conta que se sente segura em trazer a filha de volta para a escola.

Um grupo de deputados e vereadores recorreu novamente à Justiça para a suspensão das atividades presenciais. Os parlamentares e sindicatos que representam os profissionais da educação se baseiam na crise sanitária enfrentada no Rio. Para o presidente da Comissão da Educação da Assembleia Legislativa, Flávio Serafini, a comunidade escolar pode estar em risco, se as aulas foram mantidas nas escolas.

A Comissão da Educação da Alerj informou que entrou com ações em outros municípios, como Niterói, na Região Metropolitana, e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Nos dois municípios, as aulas presenciais foram liberadas pelas prefeituras.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU