TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Balão cai em um dos cabos do Bondinho do Pão de Açúcar - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

Balão cai em um dos cabos do Bondinho do Pão de Açúcar

O incidente não afetou a operação do teleférico, já que foi em um dos dutos de água

Por Vinícius Fernandes, às 16:02 - 18/08/2019 | Atualizado em 17:04 - 18/08/2019

00:00 / 00:00

Um episódio semelhante já havia acontecido em janeiro deste ano (Foto: Ouvinte Celso Kalil)

A quantidade de balões no céu chamou atenção dos ouvintes da BandNews FM em diferentes regiões do Rio. Neste domingo (18), a preocupação ficou ainda maior após um deles ficar preso em um dos dutos de água do Bondinho do Pão de Açúcar.

De acordo com a empresa que administra o serviço, o incidente não afetou a operação do teleférico. Um episódio semelhante já havia acontecido em janeiro deste ano.

O balão caiu na adutora de água do parque. Ninguém ficou ferido. O comerciante Celso Kalil viu o momento da queda. Soltar, portar ou transportar balões é considerado um crime ambiental. As penas variam de um a três anos de prisão, além do pagamento de multas.

Acontece que a prática também traz riscos ao tráfego aéreo, já que em muitas regiões há rotas de aeronaves que pousam e decolam dos aeroportos Santos Dumont e Internacional Tom Jobim.

Segundo o advogado e membro da Comissão de Direito Aeronáutico da Ordem dos Advogados do Brasil, José Luiz Magalhães, a quantidade de balões no céu tem acendido um sinal de alerta nos órgãos que cuidam da circulação de aviões do Brasil e, com isso, soltar balões passou a caracterizar ainda um outro tipo de crime.

Além do incidente no Pão de Açúcar, houve registro de balões em São Gonçalo, na Região Metropolitana e nos bairros da Penha, Méier, Tijuca, na Zona Norte, além do Centro da capital fluminense.

Segundo o Linha Verde, canal do Disque Denúncia, neste ano já foram cadastradas 114 denúncias referentes à fabricação, comercialização, soltura de balões e grupos de baloeiros.

Em abril o Linha Verde lançou mais uma edição da campanha "Disque Balão", que vai até 15 de setembro. Durante esse período, o atendimento é ampliado. Você pode denunciar qualquer crime ambiental, incluindo soltura de balões, pelo telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local). O anonimato é garantido.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU