TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Carcaça de baleia é encontrada na orla de Copacabana - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

Carcaça de baleia é encontrada na orla de Copacabana

Equipes da Comlurb tentam retirar o esqueleto do animal, de cerca de 10 metros de comprimento, que apareceu na praia da Zona Sul na manhã desta quarta-feira (16)

Por Ryan Lobo, às 13:21 - 16/09/2020 | Atualizado às 20:31 - 16/09/2020

00:00 / 00:00

Os garis utilizam dois tratores e uma pá mecânica para tentar remover o animal (Foto: Ouvinte BandNews FM)

A carcaça de uma baleia jubarte chamou a atenção de quem passou pela Praia de Copacabana, na altura do Posto 5, na Zona Sul do Rio, na manhã desta quarta-feira (16). 

Cerca de vinte funcionários da Comlurb foram acionados para retirar o animal morto da água. De acordo com especialistas, o mamífero tinha aproximadamente 11 meses de idade e 10 metros de comprimento.

Por causa do tamanho e do peso do animal, que pode chegar a 10 toneladas, os agentes da Comlurb encontraram dificuldade e a ação durou cerca de uma hora e meia. Os garis precisaram utilizar dois tratores e uma pá mecânica.

De acordo com o professor do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Uerj, Alexandre Azevedo, o animal morreu há algumas semanas. Segundo o especialista, não vai ser possível identificar a causa da morte, devido ao estágio avançado de decomposição.

Apesar das condições de análise não serem ideais, pesquisadores colheram material para exame. A carcaça foi levada para o Centro de Tratamento de Resíduos, em Seropédica, na Baixada Fluminense.

O trabalho de retirada chamou a atenção de curiosos, o que gerou uma aglomeração ao redor da baleia. O animal apresentava sinais de ferimentos e mordidas, além de um buraco próximo à cauda.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU