TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Cariocas que tomaram Janssen podem receber reforço da Pfizer - Editoriais - Band News FM

Saúde

Texto:
+
-

Cariocas que tomaram Janssen podem receber reforço da Pfizer

A informação é do secretário municipal de saúde

Por Rafaela Cascardo, às 18:30 - 27/11/2021

00:00 / 00:00

Vacina contra a Covid (Foto: Prefeitura do Rio)

Cariocas com 18 anos ou mais que tomaram a vacina da Janssen há pelo menos cinco meses já podem tomar a dose de reforço com a Pfizer. A informação é do secretário municipal de saúde do Rio, Daniel Soranz. Ele explicou, no entanto, que quem preferir, pode esperar e fazer o reforço com a própria Janssen, em dezembro. A previsão é a de que uma nova remessa com 220 mil doses chegue ao Rio no dia 5.

 O Ministério da Saúde chegou a anunciar um novo esquema de aplicação para a vacina da Janssen, que passaria a ser ministrada em duas doses, separadas por um intervalo de dois meses. Assim, a dose de reforço só aconteceria cinco meses após a segunda. Mas a Anvisa ainda entende que a vacina da Janssen é de dose única, conforme a bula do medicamento afirma, então o Ministério da Saúde voltou atrás e manteve o esquema inicial de dose única, com reforço após cinco meses.

 Anvisa recomenda que todos que foram imunizados com a Janssen, recebam, preferencialmente, a dose de reforço da mesma vacina. Para o diretor da Sociedade da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, por outro lado, na falta do imunizante, outro pode ser usado para completar o esquema vacinal.

A Anvisa recomenda o reforço com a Pfizer para quem se vacinou com a própria Pfizer ou com a Coronavac. Já para quem tomou a Astrazeneca, a agência sugere a aplicação da mesma vacina, produzida pela Fiocruz. O Ministério da Saúde diverge do aval técnico da Anvisa em relação a Astrazeneca, e acredita que o reforço deve ser feito com um imunizante diferente.

 A Janssen pediu, há uma semana, a inclusão da dose de reforço na bula do medicamento. A agência tem até trinta dias para responder.///

NEWSLETTER
OU