TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
'Carnavais, malandros e heróis' completa 40 anos - Editoriais - Band News FM

Cultura

Texto:
+
-

'Carnavais, malandros e heróis' completa 40 anos

A obra de Roberto DaMatta revolucionou a antropologia social do país

Por Gustavo Sleman, às 23:24 - 30/11/2019 | Atualizado às 23:25 - 30/11/2019

00:00 / 00:00

Você sabe com quem você está falando? Essa frase é muito usada pelo Brasil afora. A sentença é de um dos mais respeitados antropólogos da história, o carioca Roberto DaMatta. Ele usou a expressão há 40 anos, em um livro escrito a partir de um olhar do Carnaval para analisar a sociedade brasileira e o comportamento dos brasileiros. O texto revolucionou a antropologia social do país e foi estudado em todo mundo.

'Carnavais, malandros e heróis' completou 40 anos de sua primeira publicação. A obra questiona: por que desrespeitamos tanto as regras enquanto clamamos por elas?

O livro se tornou um marco por ser a primeira vez que um acadêmico analisou o Carnaval não só como uma festa, mas como um ritual, que expressa uma inversão de papéis, como explica Roberto.

No estudo do antropólogo é mostrado que seguimos uma determinada organização social, no entanto, sempre buscando certos privilégios. Roberto conta que surgiu dessa analise a expressão 'sabe com quem você está falando?'

Foram 5 mil livros publicados originalmente. Tiragem essa que se esgotou rapidamente. Após 'Carnavais, malandros e heróis', Roberto publicou mais de 20 estudos sobre a sociedade brasileira e segue, aos 83 anos, produzindo, ensinando e aprendendo.

NEWSLETTER
OU