TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Cláudio Castro sanciona lei que institui Carnaval fora de época em julho - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

Cláudio Castro sanciona lei que institui Carnaval fora de época em julho

A comemoração vai acontecer todo ano e tem o objetivo de estimular o turismo, o lazer e a economia do estado

Por Gabriela Morgado, às 18:19 - 13/01/2021 | Atualizado às 23:42 - 13/01/2021

00:00 / 00:00

A lei foi publicada em edição extra do Diário Oficial desta terça-feira (12) (Foto: André Lobo/Riotur)

Mesmo sem um calendário de vacinação contra a Covid-19 no estado do Rio, o governador em exercício Claudio Castro sancionou um projeto de lei que institui um novo feriado: o Carnario, Carnaval fora de época, que vai acontecer todos os anos, em julho.

Segundo a lei, o objetivo é estimular o turismo, o lazer e a economia do estado, além de criar empregos. A ideia é que o evento ocorra na segunda metade do mês, que coincide com as férias escolares em todo o país.

A medida, de autoria do deputado estadual Dionísio Lins, do Progressistas, foi publicada em edição extra do Diário Oficial desta terça (12).

Ainda de acordo com a lei, a organização da festa deve ser feita pelas ligas, agremiações e blocos carnavalescos, além da Secretaria Estadual de Cultura.

Para o especialista em Carnaval e comentarista da BandNews FM Bruno Filippo, o Carnaval fora de época não deve ser um evento com as mesmas proporções da festa no início do ano.

Para o infectologista Alberto Chebabo, ainda é cedo para definir a realização de eventos durante o ano.

A Liga Independente das Escolas de Samba afirmou, no ano passado, que os desfiles estavam previstos para julho, mas que só aconteceriam com a vacinação da população.

O Governo do Rio pretende seguir o Programa Nacional de Imunização, mas o Ministério da Saúde ainda não definiu um calendário de vacinação.

O prefeito Eduardo Paes se disse otimista com a possibilidade da realização do Carnaval ainda em julho.

Na capital, a previsão da Prefeitura é que a imunização contra a Covid-19 comece entre 20 e 25 de janeiro, com a vacina da Oxford.

A Associação Independente dos Blocos de Rua do Rio também anunciou que os desfiles só vão acontecer em 2021, se forem marcados até julho, com um programa de vacinação.

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados pode criar um feriado nacional no mês de julho desse ano. O autor da proposta é o deputado federal Doutor Luiz Antonio Teixeira Júnior, do Progressistas do Rio. Segundo o texto, a lei deve compensar os setores ligados ao turismo pelas perdas sofridas nos feriados de 2020.

NEWSLETTER
OU