TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Conselho da Petrobras autoriza convocação de Assembleia para definir troca do comando da estatal - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Conselho da Petrobras autoriza convocação de Assembleia para definir troca do comando da estatal

A indicação de Joaquim Silva e Luna vai ser submetida ao processo de análise de gestão e integridade da empresa

Por Gustavo Sleman , às 20:18 - 23/02/2021

00:00 / 00:00

Com a destituição de Castello Branco, sete, dos onze membros do conselho vão ser substituídos (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Conselho de Administração da Petrobras autorizou a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária para definir a troca do comando da estatal. A decisão foi tomada em reunião nesta terça-feira (23), após indicação do nome do general Joaquim Silva e Luna feita pelo presidente Jair Bolsonaro para a substituição de Roberto Castello Branco.

Com a destituição de Castello Branco, sete, dos onze membros do conselho vão ser substituídos. Os novos integrantes vão ser eleitos por votação. O Conselho também decidiu que a indicação de Joaquim Silva e Luna vai ser submetida ao processo de análise de gestão e integridade da Petrobras.

A reunião causou movimentação no mercado. Após queda de mais de 20% na segunda-feira (22), as ações da Petrobras apresentam elevação na B3, a bolsa de valores brasileira. Ao fim do pregão desta terça-feira (23), o aumento foi de pouco mais de 12%. Os números positivos puxaram o Ibovespa, que fechou o dia em 22%.

Para o especialista financeiro Alexandre Prado, os temas discutidos no encontro tiveram impacto direto nos dados. A opinião é semelhante a do head da mesa de operações na Capitale Privato XP, Pedro Dubois.

Nesta terça (23), o procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, Lucas Rocha Furtado, entrou com representação para que a Corte determine, em caráter cautelar, que não haja alteração no comando da empresa até que o órgão julgue se houve interferência do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo o TCU, após análise, o relatório vai ser enviado para apreciação do relator e submetido ao plenário. Ainda não há previsão para o julgamento do processo.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU