TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Coronavírus: na luta contra sedentarismo, especialistas alertam para riscos de atividades sem supervisão - Editoriais - Band News FM

Coronavírus

Texto:
+
-

Coronavírus: na luta contra sedentarismo, especialistas alertam para riscos de atividades sem supervisão

É consenso entre os médicos que o corpo humano não foi feito para ficar parado

Por Gustavo Sleman, às 19:56 - 26/03/2020 | Atualizado às 20:55 - 26/03/2020

00:00 / 00:00

É recomendado se movimentar, mesmo que dentro de casa (Foto: Pikrepo)

A quarentena ocasionada pela pandemia do novo coronavírus alterou a nossa rotina. O isolamento, no entanto, também acendeu o alerta para outro problema, silencioso, mas perigoso: o sedentarismo. É consenso entre os médicos que o corpo humano não foi feito para ficar parado em uma mesma posição por muito tempo. Até por conta disso, é recomendado se movimentar, mesmo que dentro de casa.

Para o médico Marco Moscatelli, especialista em cirurgia endoscópica da coluna, a falta de movimentação aliada à postura incorreta pode provocar dor nas costas e outros problemas mais sérios.

Nesse período, explodiram os casos de pessoas que passaram a transmitir pela internet aulas com exercícios físicos, mas o vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física, André Fernandes, alerta: a prática desregulada pode causar riscos à saúde.

Mas a adaptação pode ser feita com segurança. O personal trainer Wilton Gonçalves também se adaptou través da redes sociais, mas sem por os alunos em risco

A dentista Fernanda Barbosa é uma das alunas de Wilton. Ela conta que procurou ajuda para manter a forma logo após o início da quarentena.

Em nota, a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte ressaltou a importância de seguir as normas estabelecidas por autoridades em relação ao isolamento, no entanto, que as pessoas continuem procurando opções formais de se exercitar em casa.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU