TRANSPORTE
NO RIO

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Ruim
Avião Bom
Crecimento econômico do Brasil é tema de debate no Rio - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Crecimento econômico do Brasil é tema de debate no Rio

A China é vista como parceira com papel fundamental nesse processo

Por Michael Veríssimo, às 16:23 - 08/11/2019 | Atualizado às 16:25 - 08/11/2019

00:00 / 00:00

O Seminário Brasil-China: tendências e oportunidades, realizado no Museu do Amanhã (Foto: Reprotagem BandNews)


A retomada do crescimento econômico no Brasil depende da maneira com que o país vai administrar o trato com outras nações. A avaliação é do vice-presidente emérito do Centro Brasileiro de Relações Internacionais.

Para Luiz Augusto de Castro Neves, a China tem papel fundamental nesse processo. A declaração foi dada durante o Seminário Brasil-China: tendências e oportunidades, realizado no Museu do Amanhã, Zona Portuária do Rio, nesta quinta-feira (7).

Ainda segundo Castro Neves, os investimentos chineses feitos no Brasil ao longo dos anos podem ser divididos, basicamente, em quatro fases: nos setores em que importam produtos, a exemplo da pecuária; no desenvolvimento industrial, com a chegada de uma fábrica de automóveis; na tomada do controle acionário de bancos ou plataformas prestadoras de serviço; e na infraestrutura de longo prazo. 

A exemplo disso, no megaleilão da cessão onerosa, que gerou uma arrecadação de pouco mais de R$ 75 bilhões aos cofres da União, estatais chinesas e a Petrobras arremataram o maior bloco do pré-sal, localizado no Rio.

Na opinião de Pedro Mariani, CEO Bank of Comunications BBM, planejar de maneira estratégica é o que de melhor o Brasil pode aprender com os chineses.

Em outubro, o presidente Jair Bolsonaro esteve em Pequim com o objetivo de aumentar as exportações ao país asiático. Durante a viagem, assinou oito acordos de cooperação em diferentes áreas.

NEWSLETTER
OU