TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Crise gerada pela pandemia de Covid-19 atinge 6 em cada 10 empresas no Brasil - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Crise gerada pela pandemia de Covid-19 atinge 6 em cada 10 empresas no Brasil

Os empreendimentos de pequeno porte foram os mais prejudicados, de acordo com os dados divulgados pelo IBGE

Por Daniella Dias, às 09:48 - 30/07/2020 | Atualizado às 16:01 - 30/07/2020

00:00 / 00:00

Nordeste se destaca com maior porcentual de empresas impactadas (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Seis em cada dez empresas brasileiras sofreram os impactos negativos causados pela pandemia de Covid-19 nas atividades. As mais prejudicadas foram as de pequeno porte que atuam com até 49 funcionários. Os dados são da pesquisa Pulso Empresa, divulgada nesta quinta-feira (30), pelo IBGE, que analisou o funcionamento de 2 milhões e 800 mil negócios durante a segunda quinzena de junho.

Sessenta e cinco e meio por cento das um milhão e duzentas mil empresas de serviços, em especial aqueles prestados às famílias, foram afetadas. Entre os estabelecimentos estão bares, restaurantes e hotéis. O impacto também foi percebido naquelas que atuam no segmento de veículos, peças e motocicletas, devido ao momento de desemprego e incertezas econômicas.

O empresário Carlos Eduardo Cid relata a dificuldade que teve em conseguir ajuda financeira do Governo Federal para o próprio negócio.

Entre as grandes regiões, o Nordeste se destaca com maior porcentual de empresas impactadas pela crise sanitária, chegando a 72,1%, seguido do Sudeste e do Centro-Oeste. Segundo o coordenador de Pesquisas Conjunturais em Empresas, Flávio Magheli, na área das vendas, metade das empresas em atividade notaram redução nas vendas, em especial as de pequeno porte.

Quando se trata de fabricação, 46,3% das empresas disseram não ter sido impactas pela pandemia Covid-19 na produção ou na capacidade de atendimento aos clientes. A maioria dos negócios também reportou não ter havido alteração em relação ao acesso aos fornecedores de insumos, matérias-primas, assim como mercadorias.

Ao todo, 411 mil empresas relataram ter reduzido o número de funcionários e 53,1% das de pequeno porte notaram dificuldades para realizar pagamentos de rotina.

Entre as medidas tomadas pelas empresas para tentar enfrentar a pandemia estão a realização de campanhas de informação e prevenção, a adoção de medidas extras de higiene e de trabalho remoto para os funcionários, antecipação das férias dos funcionários, adiamento do pagamento de impostos e alteração do método de entrega dos produtos ou serviços, incluindo a mudança para o serviço online.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU