TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Crivella pede na Justiça verba recuperada na Lava Jato em investigações de obras municipais - Editoriais - Band News FM

Política

Texto:
+
-

Crivella pede na Justiça verba recuperada na Lava Jato em investigações de obras municipais

O pedido cita as denúncias de fraude nas obras da Transbrasil e do desdobramento da operação Rio 40 graus

Por Emily Almeida, às 17:17 - 08/07/2019 | Atualizado em 19:50 - 08/07/2019

Por unanimidade, os conselheiros do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, foram favoráveis ao relatório das contas de 2018 do Prefeito Marcelo Crivella.

Apesar da aprovação, o conselheiro relator Antônio Carlos Flores de Moraes e os demais membros da corte, fizeram observações sobre os dados apresentados pelo executivo.

No total são 23 determinações, 13 recomendações, seis alertas e uma ressalva, que aponta um déficit de 3 milhões e 250 mil reais no orçamento. A receita prevista do município para o ano passado era de 30 bilhões 273 milhões de reais. Mas o que foi apresentado pela prefeitura mostra que a arrecadação em 2018 foi de 27 bilhões 673 milhões de reais.

O relator Antônio Carlos afirma que a prefeitura precisa encontrar uma saída para reduzir a dívida até o fim de 2020.

Os conselheiros também apontaram descumprimentos por parte do executivo, como a aplicação de 1% do que foi arrecadado com ISS para fins culturais. A prefeitura também não aplicou o porcentual de 15% da receita adquirida com multas de trânsito em ações educativas na mesma área.

Os conselheiros também identificaram que os investimentos na saúde e na educação permanecem insuficientes desde o início da gestão.

O parecer agora segue para a Câmara de Vereadores. Ainda não há data prevista para o legislativo votar se irá aprovar ou não as contas. O vereador Paulo Pinheiro, da bancada de oposição, acompanhou a sessão desta segunda-feira e criticou os gastos do prefeito Marcelo Crivella.

NEWSLETTER
OU