TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Dia de Finados vai ter missa de Dom Orani e homenagem a cientistas - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

Dia de Finados vai ter missa de Dom Orani e homenagem a cientistas

Uma pira batizada de Chama da Esperança vai ser acesa pelo cardeal do Rio

Por Gustavo Sleman, às 11:32 - 01/11/2020

00:00 / 00:00

Chama da Esperança tem como simbolismo iluminar pesquisadores na luta contra o coronavírus (Foto: Divulgação)

O Dia de Finados vai ser marcado por homenagens as vítimas da covid-19 e a cientistas que buscam uma cura para a doença. Uma pira batizada de Chama da Esperança vai ser acesa pelo cardeal do Rio, Dom Orani Tempesta, no Crematório e Cemitério da Penitência, na Região Portuária da cidade.

A cerimônia desta segunda-feira (2) também vai contar com a presença de presidente da Fundação Oswalvo Cruz, Nísia Trindade Lima, e do diretor do Instituto Fernandes Figueira, Fábio Russomano.

De acordo com com superintendente do Crematório e Cemitério da Penitência, Alberto Brenner Júnior, a Chama da Esperança tem como simbolismo iluminar pesquisadores na luta contra o coronavírus.

O fogo da obra só será apagado quando uma vacina for descoberta e reconhecida pela comunidade e órgãos científicos. Os representantes da Fiocruz vão receber a vela com a Chama da Esperança durante uma missa.

O cardeal da Arquidiocese do Rio também vai batizar o columbário Jardim in Memorian. No espaço, uma muda de jequitibá-açu vai ser plantada por Dom Orani. A espécie em extinção representa perpetuação e evolução da vida.

Ainda como parte das solenidades, coordenadores da campanha de apoio a pessoas enlutadas "A vida não para" vão comandar a soltura de 200 balões com mensagens enviadas pela internet relembrando momentos felizes e o legado dos mortos.

Para evitar aglomerações, a Missa de Finados, programada para às 7h30 da manhã e os demais eventos serão transmitidos pelas redes sociais do cemitério.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

7h30min - Missa de Finados com o Cardeal Orani Tempesta. Ao final da missa ocorrerá o plantio de uma árvore em memória aos que partiram e pela preservação ecológica brasileira.
8h50 - Acendimento da Chama da Esperança por Dom Orani Tempesta, na presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima. 
8h55 – Inauguração do Jardim In Memoriam por Dom Orani Tempesta
10h00 - Revoada de balões da campanha A Vida Não Para
11h – Missa com Padre Pedro Paulo em homenagem aos pesquisadores da Fiocruz que desenvolvem a vacina contra a Covid-19. Durante a missa, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e um cientista da instituição receberão uma vela acesa na pira da Esperança e levarão a chama para a Fiocruz.
14h - Live com Fabrício Carpinejar e Débora Tessler: lançamento do Vídeo Iluminando Memórias – a maior homenagem de velas do mundo (somente através de transmissão online)
15h – Missa com Padre Pedro Paulo
O Crematório e Cemitério da Penitência terá horário especial de Finados: de 7 horas a 17 horas. Estacionamento gratuito neste dia. O endereço é Rua Monsenhor Manuel Gomes, 307, no bairro do Caju, Zona Portuária do Rio. Mais informações pelo tel. (21)2580-4479

NEWSLETTER
OU