Dia Nacional do Samba celebra o patrimônio musical brasileiro
A data reverência umas das manifestações culturais mais populares do País
Por Sergio Leão*, às 22:15 - 02/12/2020

As rodas de samba são umas das maiores expressões do gênero (Foto: Agência Brasil)
Ele não precisa de uma data particular para que ecoe nos quatro cantos da nação, mas, como qualquer patrimônio brasileiro, tem uma data para ser reverenciado. Essa data é o dia 2 de dezembro e nela é comemorado o Dia Nacional do Samba.
E como falar deste gênero musical, sem citar as famosas rodas de samba? A primeira foi criada em novembro de 1986, por Jairo Pacheco que não compunha e nem tocava instrumento algum, mas era um apaixonado pelo samba.
Outro amante das rodas de samba é o dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus que afirma que o ritual retrata o contato com a cultura e com os ancestrais.
E quem é sambista de verdade não consegue ficar parado ao ouvir um barulho de tambor, cavaquinho ou banjo. É o caso de Xandy de Pilares, que sempre foi um apaixonado do partido alto e compartilha como começou essa paixão.
E a vida de um sambista não é marcada somente por comemorações não. Xandy conta ainda que o gênero sofreu muito no início com o preconceito.
E quem vive no samba e do samba, leva o gênero no coração e se orgulha de fazer parte. É o caso dele, o compositor e cantor Dudu Nobre que conta que o dia de hoje é muito importante e especial. E falar em dia do samba, sem samba, não dá né? Xandy de Pilares nesse momento retorna para dar uma palinha aos ouvintes da BandNews FM.
Feliz dia, a todos os sambistas apaixonados por esse gênero que já existe desde o Século 19.
*Estagiário sob supervisão de Maurício Bastos
Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.