Disque Denúncia soma mais de 1.200 queixas sobre barricadas no estado
São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, é o município que acumula o maior número de reclamações
Por Giovanna Faria*, às 13:41 - 29/06/2020 | Atualizado às 16:05 - 29/06/2020

Barris de concreto são colocados para impedir a passagem na Avenida Flávio Monteiro de Barros (Foto: Ouvinte BandNews FM)
Mais de 1.200 denúncias anônimas já foram registradas pelo Disque Denúncia sobre barricadas no estado do Rio desde o início da pandemia de Covid-19.
São Gonçalo, na Região Metropolitana, é o município que acumula o maior número de reclamações: 467. Um morador do local, que prefere manter o anonimato, destaca que as ruas transversais da BR-101 e a RJ-104 foram asfaltadas, mas os traficantes obrigaram os próprios trabalhadores a colocar as barricadas de concreto.
Ainda em São Gonçalo, um morador do Porto de Rosa que prefere não ser identificado destaca que colocaram até trilhos de trem e barris de concreto para impedir a passagem na Avenida Flávio Monteiro de Barros, principal via do local.
Segundo o levantamento do Disque Denúncia, a capital está logo atrás de São Gonçalo, com 292 denúncias. Um ouvinte que prefere manter o anonimato explica que em Parada de Lucas, na Zona Norte, em algumas ruas, veículos já não conseguem passar por conta dos bloqueios irregulares.
A Polícia Militar esclarece que mantém ações ostensivas contra a prática de barricadas em comunidades, mas não têm um balanço de quantas foram retiradas nesse ano.
A Prefeitura de São Gonçalo não se pronunciou sobre as barricadas colocadas pela empresa contratada para asfaltar o bairro de Guaxindiba.
*Estagiária sob supervisão de Isabele Rangel
Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.