Distribuição da vacina contra a Covid começa nesta segunda
A previsão de incío é para às 7h.
Por Andrezza Buzzani, às 21:43 - 17/01/2021

Ministro da saúde, Eduardo Pazuello (Foto: Reprodução)
A partir das sete horas da manhã desta segunda-feira (18), o Ministério da Saúde começa a distribuição da vacina contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros. A entrega vai ser feita por deslocamento aéreo, com o apoio do Ministério da Defesa.
A previsão é que a vacinação do grupo prioritário, da primeira fase, comece na quarta-feira (20) às 10h.
As declarações foram dadas pelo ministro da saúde, Eduardo Pazuello, neste domingo (17), durante entrevista no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, no Rio de Janeiro
O anúncio foi feito logo após a Diretoria Colegiada da Anvisa aprovar, por unanimidade, a autorização temporária de uso emergencial da vacina CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e da vacina de Oxford, desenvolvida pela universidade britânica em parceria com a Astrazeneca.
Inicialmente, são 6 milhões de doses da CoronaVac. Enquanto Eduardo Pazuello afirma que esse total será destinado ao Ministério da Saúde, o governador João Doria diz que o Estado de São Paulo vai ficar com cerca de 1 milhão 357 mil doses, que estão previstas no Programa Nacional de Imunização.
O lote da vacina de Oxford, aprovado pela Anvisa, é o que foi produzido pela farmacêutica Serum, na Índia. Segundo Pazuello, dois milhões de doses deste imunizante devem chegar ao Brasil no início desta semana.
Com a vacina importada da Índia, o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, explica que a fundação tem a possibilidade de liberar o imunizante para o Minsitério da Saúde dentro de um prazo de 12 horas.
A Fiocruz espera receber o Ingrediente Farmaceutico Ativo da China, para a fabricação da vacina de Oxford no Brasil, ainda em janeiro ao Brasil, mas não há uma data confirmada.
Neste domingo, o Governo do Rio de Janeiro confirmou o início da vacinação contra a Covid-19 no dia 20 de janeiro em todo o Estado, seguindo o Plano Nacional de Imunização. A data já era prevista, mas foi confirmada oficialmente neste domingo, após a Anvisa aprovar o uso emergencial da Coronavac e da vacina de Oxford.
O governador em exercício do Rio, Claudio Castro, participa nesta segunda-feira (18) de um encontro em São Paulo com governadores e com o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, para trazer as doses da coronavac para o Rio de Janeiro.