TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Economia fluminense deve retornar à normalidade apenas em julho, aponta pesquisa do Sebrae - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Economia fluminense deve retornar à normalidade apenas em julho, aponta pesquisa do Sebrae

Apesar disso, o estudo revela que 78% dos municípios do Rio de Janeiro já estão em processo de reabertura

Por Amanda Martins, às 16:31 - 03/09/2020 | Atualizado às 18:55 - 03/09/2020

00:00 / 00:00

A pesquisa aponta uma queda no faturamento mensal dos negócios em relação a um mês normal (Foto: Agência Brasil)

A economia fluminense só deve retomar a normalidade em julho de 2021. A estimativa é de empreendedores ouvidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Apesar disso, o estudo revela que 78% dos municípios do Rio de Janeiro já estão em processo de reabertura, enquanto 18% mantém restrições de isolamento.

Segundo a analista do Sebrae Rio, Patricia Reis, os empresários acreditam que esta é uma fase de adaptação.

O estudo apontou ainda que para manter a operação, 56% das micro e pequenas empresas precisaram adaptar o modelo de negócio. É o caso do Onestá café, na Barra da Tijuca, que tinha aberto as portas há apenas 15 dias quando as medidas de isolamento social começaram. Segundo a dona do estabelecimento, Lilia Franca, foi preciso criatividade para superar a crise.

No entanto, 31% dos entrevistados tiveram que interromper temporariamente as atividades e 10% continuaram a atuar da mesma forma que antes da pandemia. Apenas 3% tiveram que fechar a empresa.

Os números da pesquisa apontam uma queda no faturamento mensal dos negócios em relação a um mês normal. Ao mesmo tempo, os empresários fluminenses conseguiram aumentar o rendimento no meio da crise com as vendas on-line.

A pesquisa do Sebrae levou em consideração ainda a empregabilidade de novos funcionários. 94% dos entrevistados não fizeram novas contratações no período, enquanto os pequenos negócios contrataram 6% de novos colaboradores.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU