Entrevista: Tim Staffell, criador da banda que deu origem ao Queen
O baixista acaba de lançar o segundo disco solo e já prepara mais um
Por Gustavo Sleman, às 19:26 - 05/04/2019

Tim lançou o disco 'Two Late' (Foto: Divulgação)
Tim Staffell. Talvez você não conheça esse nome, mas com certeza já ouviu diversas músicas do Queen e nunca imaginou a relação entre a banda e o músico...
Quem assistiu ao filme Bohemian Rhapsody, sabe que antes do vocalista Freddie Mercury e do baixista John Deacon juntarem forças com o guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor, já existia, no fim da década de 1960, o Smile.
A banda chegou a fazer alguns shows, gravar músicas e a lançar um compacto nos Estados Unidos, mas nunca alcançou o sucesso esperado.
Tudo mudou no início de 1970, quando Tim aceitou o convite de outra banda, a Humpy Bong, deixando assim a porta aberta para o colega de faculdade Freddie e o nascimento do Queen. O músico, hoje com 71 anos, confessa que chegou a sentir inveja, mas reconhece o talento dos colegas.
Nos anos seguintes, Tim deixou o mundo da música, e trabalhou como modelador, designer e diretor. Ele lembra com carinho do período. Foi na virada do milênio que Staffell decidiu recomeçar a carreira musical. Dois álbuns já foram lançados, o mais recente, Two Late, em outubro de 2018, está disponível em plataformas digitais.
No mesmo ano, o baixista reencontrou o velho amigo Brian May. Juntos, eles retrabalharam uma faixa do Smile, utilizada na trilha sonora de Bohemian Rhapsody.
Tim agora se prepara para lançar o terceiro disco solo, No Margin, e iniciar uma turnê por países da Europa. O artista esperar aparecer no Brasil em breve.
OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA NO PLAYER DE ÁUDIO ABAIXO