TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Estudo da Fiocruz aponta que reinfecção pela Covid-19 pode ter sintomas mais fortes - Editoriais - Band News FM

Coronavírus

Texto:
+
-

Estudo da Fiocruz aponta que reinfecção pela Covid-19 pode ter sintomas mais fortes

O instituto estudou um grupo de 30 pessoas desde o mês de março até o fim do ano

Por Rafaela Cascardo, às 21:30 - 07/04/2021

00:00 / 00:00

A pesquisa aponta que provavelmente não basta uma exposição para adquirir imunidade (Foto: CDC)

Um estudo da Fiocruz aponta que pacientes que tiveram sintomas leves ou foram assintomáticos após o contágio do coronavírus podem ter reinfecção, com sintomas mais fortes da Covid-19.

O instituto estudou um grupo de 30 pessoas desde o mês de março até o fim do ano. Quatro contraíram a doença duas vezes. Na primeira, foram sintomas brandos. Na segunda vez, os sintomas foram mais fortes, mas os pacientes não precisaram de internação.

O analista de TI Thalles Chipoles testou positivo para a Covid-19 duas vezes. Na segunda, os sintomas foram um pouco mais severos.

O pesquisador da Fiocruz Thiago Moreno explica que o paciente pode ser reinfectado inclusive pela mesma variante quando não cria uma memória imunológica.

Já a infecção por uma outra cepa pode acontecer quando o vírus escapa da vigilância e não é reconhecido pela memória gerada pelo corpo. 

A pesquisa da Fiocruz afirma ainda que provavelmente não basta uma exposição ao vírus, e sim mais de uma, para ter algum grau de imunidade. Mesmo assim, não é possível descartar a possibilidade de uma terceira infecção.

A partir desse estudo, outros poderão ser feitos para investigar, por exemplo, se uma pessoa pode ter predisposição ou não para contrair a Covid-19.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU