TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Estudo da UFRJ aponta retração de até 11% no PIB deste ano - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Estudo da UFRJ aponta retração de até 11% no PIB deste ano

A previsão é considerada a mais pessimista entre os três cenários apresentados pela pesquisa

Por Caroline Lacerda, às 21:11 - 14/05/2020 | Atualizado às 22:09 - 14/05/2020

00:00 / 00:00

A conclusão é de um estudo feito pelo Instituto de Economia da UFRJ (Foto: Agência Brasil)

Caso não sejam tomadas medidas para minimizar os impactos da pandemia da Covid-19, o Produto Interno Bruto, que é a soma das riquezas do país, pode sofrer uma retração de até 11% em um cenário pessimista.

A conclusão é de um estudo feito pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que analisa possíveis cenários após o fim da pandemia.

Os economistas traçaram três possíveis cenários: otimista, referência e pessimista. O primeiro leva em conta uma rápida recuperação do setores externo e interno, após um curto, porém efetivo, isolamento social. O segundo prevê um isolamento mais demorado, com baixa adesão da população, com um mercado externo que necessita de um maior tempo de recuperação. Por fim, o último, traz uma análise com uma recuperação mais lenta.

A professora Esther Dweck diz que, entre os principais impactos previstos pela pesquisa, está o desemprego e a desigualdade.

A pesquisa mostra que o cenário externo não é animador: a China apresenta recuperação mais rápida, mas a Europa e os Estados Unidos seguem lentos.

Além das exportações, a professora acredita que são necessárias medidas compensatórias para o setor de investimento após o período do isolamento.

NEWSLETTER
OU