TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Físico brasileiro ganha prêmio Jabuti - Editoriais - Band News FM

Cultura

Texto:
+
-

Físico brasileiro ganha prêmio Jabuti

Ivair GontijoIvair Gontijo foi líder de uma das equipes que ajudaram na aterrissagem do robô Curiosity em Marte

Por Gustavo Sleman, às 20:59 - 29/11/2019 | Atualizado às 22:53 - 29/11/2019

00:00 / 00:00

Vencedor do prêmio Jabuti de Literatura na categoria 'ciências', o físico brasileiro Ivair Gontijo virá ao Brasil na próxima semana. É a a primeira visita dele ao país após a premiação, anunciada nesta quinta-feira (28).  

No livro 'A caminho de Marte: a incrível jornada de um cientista brasileiro até a NASA', da Editora Sextante, o cientista conta sua saga até a agência espacial americana, onde trabalha. O mineiro integra a equipe por trás da aterrissagem do robô Curiosity em Marte,em 2012.

A Nasa espera enviar humanos a Marte até a década de 2030. O próximo desafio de Ivair é participar na construção dos instrumentos de uma missão que vai enviar uma pequena aeronave autônoma de asas rotativas para explorar a atmosfera do planeta vermelho.

Em entrevista a BandNews FM, Ivair comemorou o reconhecimento e disse que a ciência e a tecnologia podem, sim, mudar nossa sociedade. O físico estudou em escolas públicas no interior de Minas e chegou a fazer um curso técnico em agropecuário. No livro, além de trazer detalhes da sua vida pessoal, o Ivair Gontijo explica os desafios da pesquisa espacial.

Ivair Gontijo virá ao Brasil para participar do Festival Futuros Possíveis, que acontece na Casa Firjan, em Botafogo, na Zona Sul da capital fluminense, no dia 7 de dezembro. O evento discute tendências para o futuro.

Resultado de imagem para ivair gontijo livro

NEWSLETTER
OU