TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Funcionários da Casa da Moeda entram em greve contra privatização - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

Funcionários da Casa da Moeda entram em greve contra privatização

O protesto de 24 horas teve início nesta segunda-feira (3), na unidade em Santa Cruz

Por Julia Kallembach, às 08:39 - 03/02/2020

Funcionários também reivindicam sobre as alterações de benefícios trabalhistas (Foto: Agência Brasil)

Funcionários da Casa da Moeda iniciaram uma greve de advertência de 24 horas, que de acordo com os trabalhadores, paralisa e produção de passaporte nesta segunda-feira (3). Os empregados realizam manifestação contra a privatização e alteração de benefícios trabalhistas promovidos pela diretoria da instituição.

As declarações do diretor de gestão, Fábio Rito, sobre a possibilidade de privatização ou extinção da Casa da Moeda, já foram alvo de protesto dos empregados. Ele defende que a instituição se torne mais eficiente diante do prejuízo de R$ 200 milhões registrado em 2019.

No dia 10 de janeiro os trabalhadores ocuparam por cerca de 10 horas a entrada do gabinete da presidência e só saíram após a chegada da Polícia Militar.

Procurada, a Casa da Moeda ainda não se posicionou sobre a paralisação na manhã desta segunda-feira (3). O Governo Federal já manifestou a intenção de privatizar a instituição. A medida está prevista no programa de desestatização do Ministério da Economia.

A Casa da Moeda foi fundada em 1694 para imprimir o dinheiro usado no país. Selos, diplomas oficiais e passaportes também são produzidos pela estatal. Há dez anos, o Governo investiu quase R$ 1 bilhão na modernização do maquinário, mas ao longo da década a produtividade caiu, assim como a demanda por papel moeda. Atualmente são usados apenas 10% da capacidade instalada.

NEWSLETTER
OU