TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Governo do estado convoca pesquisadores para elaborar estratégias e frear o avanço da Covid 19 - Editoriais - Band News FM

Coronavírus

Texto:
+
-

Governo do estado convoca pesquisadores para elaborar estratégias e frear o avanço da Covid 19

O grupo pretende analisar questões como a melhor maneira de atendimento em massa ao público

Por Maurício Bastos, às 20:47 - 01/04/2020 | Atualizado às 22:49 - 01/04/2020

00:00 / 00:00

Um grupo de especialistas de várias universidades e institutos de pesquisa elabora estratégias sobre como reduzir o impacto da pandemia do coronavírus em todo o estado do Rio. A equipe é formada por pesquisadores de várias áreas de atuação, ligados a instituições como a Fiocruz, UFRJ, Uerj, UniRio, Puc-Rio e Fundação Getúlio Vargas.

A reunião do comitê foi um pedido do secretário estadual de Saúde, Edmar Santos. O grupo pretende analisar questões como a melhor maneira de atendimento em massa ao público, além de entender como a pandemia vem evoluindo nos municípios fluminenses. Baseados nestes dados, os especialistas esperam saber quais são as necessidades das secretarias de saúde de cada cidade.

A ideia também é criar estratégias para minimizar o impacto da Covid-19 na economia. O grupo de  trabalho pretende avaliar a melhor maneira e o momento ideal para o retorno progressivo às atividades.

Segundo Roberto Medronho, infectologista e professor de epidemiologia da UFRJ, o objetivo é orientar as políticas públicas com fundamentação científica.

Ainda segundo o infectologista Roberto Medronho, munido de dados sobre a evolução da Covid-19 nas cidades fluminenses, o grupo de trabalho vai ajudar a secretaria estadual de Saúde e o gabinete de crise para o enfrentamento do coronvírus a prever o número de leitos e UTIs necessários para o tratamento da população infectada, bem como a necessidade da contratação de pessoal para a área da saúde.

NEWSLETTER
OU