TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Grupo faz protesto por conta de leilão envolvendo propriedade da Varig - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

Grupo faz protesto por conta de leilão envolvendo propriedade da Varig

Atualmente, cerca de 10 mil famílias, que dependiam do extinto fundo de pensão da Varig, lutam na justiça para ter acesso ao benefício

Por Gustavo Sleman , às 21:35 - 25/11/2020 | Atualizado às 21:37 - 25/11/2020

00:00 / 00:00

Nesta quarta-feira, ex-funcionários da empresa de aviação organizaram um ato no Centro do Rio (Foto: Divulgação)

Um novo leilão no próximo dia 9 de dezembro vai definir o futuro do centro de treinamento de pilotos da Varig, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio.

O primeiro arremate, marcado para esta quarta-feira (25), terminou sem ofertas para compra da área. O lance inicial era de R$ 122 milhões. No próximo pregão, o valor será de R$ 61 milhões. Nesta quarta, ex-funcionários da empresa de aviação organizaram um ato no Centro do Rio reivindicando que 80% da quantia arrecadada no pregão seja repartido entre os ex-colaboradores.

Uma petição com 80 mil assinaturas foi entregue de forma on-line ao juiz responsável pelo caso. Para o organizador da manifestação, o ex-comissário de bordo Luiz Motta, a campanha é importante para a luta pelos direitos trabalhistas na Justiça.

Atualmente, cerca de 10 mil famílias, que dependiam do extinto fundo de pensão da Varig, lutam na justiça para ter acesso ao benefício. O pagamento dos idosos é garantido através de tutela antecipada.

O fundo de pensão da Varig foi criado em 1982. O Aerus foi idealizado através da concepção de um tripé fomentador, cuja reserva era composta por recursos da empresa, desconto em folha e ainda repasse diante de 3% sobre o valor das passagens domésticas comercializadas. Em 2005, o Aerus foi liquidado e somente a partir de 2006, o pagamento passou a ser feito em cima de 8% do total das aposentadorias e pensões.

A falência da Varig foi decretada em 2010.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU