TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
IBGE divulga resultados do comércio em julho de 2019 - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

IBGE divulga resultados do comércio em julho de 2019

Sete das oito atividades analisadas registraram índices positivos

Por Daniella Dias, às 11:01 - 11/09/2019 | Atualizado em 14:40 - 11/09/2019

00:00 / 00:00

No acumulado dos últimos 12 meses, as vendas no varejo apresentam índice de 1,6% (Foto: Eduardo Peret/Agência IBGE Notícias)

As vendas do comércio aumentaram 1% em julho, registrando assim, o terceiro mês positivo consecutivo. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quarta-feira (11), pelo IBGE, a alta é a maior desde novembro de 2018, mês da Black Friday.

Sete das oito atividades analisadas pelo instituto registraram índices positivos em julho, com destaque para o setor de hipermercados, com 1,3%. O gerente de hipermercado, Edilson Torres, percebeu o aumento nas vendas no mês analisado pelo Instituto.

O setor de artigos de uso pessoal e doméstico também registrou alta de 2,2%. A área inclui vendas online, móveis e eletrodomésticos. A jornalista Luisa Machado, moradora de Nova Friburgo, na Região Serrana Fluminense, foi uma das pessoas que comprou móveis em julho.

Já as baixas foram registradas nos setores de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, com queda de 1,6% além de veículos, motos, partes e peças, que tiveram leve deflação de 0,9%.

Além do aumento da população ocupada, a pesquisadora Isabella Nunes explica que as condições de crédito auxiliaram no avanço dos números do comércio.

Em relação ao mês anterior, julho apresentou resultados positivos em 19 estados, com destaque para Mato Grosso, com 5,4% e Rio de Janeiro com 2,7|%. Já os recuos foram observados no Amazonas com redução de 1,9% e Roraima com menos 1,6%.

No acumulado dos últimos 12 meses, as vendas no varejo apresentam índice de 1,6%.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU