TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
IBGE: produção industrial avança 8% em julho de 2020 - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

IBGE: produção industrial avança 8% em julho de 2020

Apesar da 3ª alta consecutiva, o resultado não elimina a perda de 27% acumulada nos meses de março e abril

Por Daniella Dias, às 11:26 - 03/09/2020 | Atualizado às 18:57 - 03/09/2020

00:00 / 00:00

A produção industrial do Brasil registra crescimento de 8% em julho, na série com ajuste sazonal. O resultado indica alta inédita em 25 dos 26 setores pesquisados pelo IBGE. Apesar do terceiro crescimento consecutivo, a taxa não elimina a perda de 27% acumulada nos meses de março e abril, causada pela pandemia de coronavírus.

Os dados da Pesquisa Industrial Mensal, divulgados nesta quinta-feira (3), apontam que a principal influência do resultado de julho foi o setor de veículos automotores, reboques e carrocerias, que cresceu 43,9%. De acordo com o gerente de Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Rio, Jonathas Goulart, o crescimento da produção vai acontecer de forma gradual.

Também apresentaram crescimento os setores de confecção de artigos do vestuário e acessórios, de produtos têxteis e metalurgia. O único resultado negativo veio de impressão e reprodução de gravações, com queda de 40,6%.

Já no índice das grandes categorias econômicas da indústria, todas apresentaram alta em julho, com destaque para bens de consumo duráveis, que registrou a maior taxa positiva do mês, com 42%. Apesar do crescimento, o gerente da Pesquisa, André Macedo, ressalta que frente a julho do ano passado, bens de capital e de consumo duráveis tiveram os recuos mais acentuados.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, a produção industrial teve redução de 3%. No acumulado dos últimos 12 meses, a taxa ficou em menos 5,7%, sendo este o recuo mais elevado desde dezembro de 2016.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU