TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Idosos de abrigo na Zona Norte do Rio são vacinados contra Covid-19 - Editoriais - Band News FM

Coronavírus

Texto:
+
-

Idosos de abrigo na Zona Norte do Rio são vacinados contra Covid-19

Ao todo, 300 doses foram disponibilizadas para moradores e funcionários do local

Por Gustavo Sleman, às 22:58 - 19/01/2021

00:00 / 00:00

Cândido Alves Filho, de 92 anos, foi o primeiro morador do abrigo a ser vacinado (Foto: Gustavo Sleman)

"Parece que estou rodeado de anjos". Foi dessa forma que Cândido Alves Filho, de 92 anos, descreveu a sensação de ser vacinado contra a covid-19. O idoso foi o primeiro residente do abrigo Cristo Redentor, na Zona Norte do Rio, a ser imunizado.

Ao todo, 300 doses foram disponibilizadas nesta terça-feira (19) para os mais de 200 moradores e funcionários do local. A história do Seu Cândido com a instituição começou em 1973, quando ele começou a trabalhar na fundação como cozinheiro. Os anos se passaram e ele acabou sendo acolhido pelo abrigo.

Antes mesmo da chegada da vacina, o idoso não conseguia esconder a ansiedade. Com a imunização, Seu Candido, que já foi marinheiro e hoje é jardineiro, espera poder voltar a visitar os amigos em Niterói.

Quem acompanhou tudo de perto foi o secretário estadual de Desenvolvimento Social Bruno Dauaire. Já o coordenador da ação, o integrante da equipe da Secretária Municipal de Saúde Thiago Wendel ressaltou a importância do início da vacinação.

A ação estava prevista para começar durante a tarde, mas por conta de um problema de logística só foi iniciada à noite. Logo depois de Cândido Alves, os primeiros moradores do abrigo a serem vacinados foram Valmir Rezende, de 58 anos, Antônia do Amaral, de 84, Orcina Marques, de 98, e José Souza, de 83.

Mas antes de todos eles, uma outra residente da instituição já tinha se tornado celebridade. Aos 80 anos, Terezinha da Conceição entrou para a história por ser a segunda moradora do Rio a receber uma dose da vacina, aos pés do Cristo Redentor.

Amante de artesanato, a idosa entregou uma cesta montada por ela ao prefeito do Rio Eduardo Paes durante a cerimônia simbólica na segunda (18).

Esbanjando alegria, Terezinha falou da emoção de ter protagonizado o episódio e já planejou a volta do Carnaval. Ela não esconde o amor pela escola de samba Estácio de Sá.

Inaugurado na década de 30, o abrigo Cristo Redentor teve casos de mortes de idosos e funcionários durante a pandemia de covid-19. Os residentes, então, tiveram que conviver com o isolamento. Para a diretora do local, Lícia Mattesco, o início da vacinação representa uma esperança.

A ação no Abrigo Cristo Redentor faz parte do cronograma inicial de imunização da Prefeitura do Rio. Neste primeiro momento, apenas idosos, deficientes e funcionários de instituições de longa residência, além de indigenas e profissionais da saúde que atuam na linha de frente da pandemia estão sendo vacinados.

NEWSLETTER
OU