TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
IPEA mostra que ofertas de empregos vem apresentado resultados positivos - Editoriais - Band News FM

Mercado de Trabalho

Texto:
+
-

IPEA mostra que ofertas de empregos vem apresentado resultados positivos

Até julho, a economia havia criado cerca de 520 mil novos empregos formais

Por Tatiana Campbell, às 19:18 - 18/09/2019 | Atualizado às 19:24 - 18/09/2019

00:00 / 00:00

Os dados foram divulgados nessa quarta-feira (18) (Foto: Agência Brasil)

A oferta de empregos no Brasil vem apresentado resultados positivos.

De acordo com um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Economica e Aplicada revelou que, a partir do 2º semestre de 2018, a geração de novos postos de trabalho com carteira assinada voltou a crescer.

No acumulado dos últimos 12 meses, até julho de 2019, a economia brasileira havia criado cerca de 520 mil novos empregos formais.

Quem se beneficiou com isto foram os trabalhadores mais jovens. Mesmo que com patamar elevado, o desemprego apontou maior retração passando de 26,6% para 25,8%, entre 2018 e este ano, como explica a técnica de Planejamento e Pesquisa do IPEA, Maria Andreia Lameiras.

O levantamento mostrou que praticamente todas as novas vagas com carteira de trabalho assinada geradas no país em 2019 possuem uma remuneração máxima de até dois salários mínimos.

Há 3 meses que Claudio Aguiar, de 21 anos, conseguiu uma vaga de emprego. Ele conta que o mercado está cada vez mais criterioso.

O estudo apontou ainda um aumento na desigualdade no país. Isto porque no segundo trimestre do ano, enquanto as famílias mais pobres tiveram uma queda de 1,4% nos rendimentos reais, o segmento mais rico da população teve alta de 1,5%. De acordo com o IPEA, esta diferença é explicada por causa de um aumento mais forte da inflação nas classes de renda mais baixa que sofreram impacto maior do reajustes da energia elétrica, tarifas de ônibus e medicamentos.

NEWSLETTER
OU