Jovem cria mapa com pontos de acessos clandestinos a trens do Rio
A SuperVia vai acionar a Justiça. Em 24 horas, 55 entradas irregulares foram divulgadas
Por Guilherme Persil*, às 13:45 - 07/01/2021 | Atualizado às 16:21 - 07/01/2021

A criação foi justificada no aumento no valor da tarifa (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
A Supervia vai acionar a Justiça após uma jovem criar um mapa na internet com pontos de passagens clandestinas para pegar trens sem pagar passagem.
A postagem em uma página pede que os outros usuários do transporte compartilhem informações sobre acessos para que o mapa fique completo. Em 24 horas, foram divulgadas 55 entradas irregulares.
A criação foi justificada no aumento no valor da tarifa. Atualmente os passageiros pagam R$ 4,60, mas a partir do próximo mês o preço do bilhete vai para R$ 5,90.
Um usuário do ramal Belford Roxo, que não quis ser identificado, admite faz uso de passagem clandestina.
Quem tenta driblar as roletas da Supervia desta forma, pode encontrar outros obstáculos colocando a própria vida em risco. O Mapa detalha que na estação de Madureira, por exemplo, é necessário escalar parte de um muro. Em Honório Gurgel um terreno baldio deve ser acessado para chegar à plataforma. Já em Padre Miguel, o aviso no mapa alerta que a passagem é por dentro da boca de fumo.
Diante da gravidade do caso, a Supervia informou que vai pedir na Justiça que o material seja retirado do ar imediatamente. Quem criou e colaborou com a postagem também pode ser responsabilizado.
Em relação ao aumento da tarifa, a Supervia diz que está avaliando com Governo do Estado, algumas medidas possíveis para reduzir os impactos do reajuste aos passageiros, garantindo o equilíbrio econômico financeiro da concessionária.
*Estagiário sob supervisão de Carlos Briggs
Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.