TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Juristas e historiadores questionam projeto de lei que pode mudar o nome do Maracanã - Editoriais - Band News FM

Política

Texto:
+
-

Juristas e historiadores questionam projeto de lei que pode mudar o nome do Maracanã

A proposta prevê a mudança do nome do local de Mário Filho para Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé

Por Eric Miranda*, às 18:41 - 11/03/2021

00:00 / 00:00

O projeto de lei foi aprovado na Assembleia Legislativa do Rio (Foto: Agência Brasil)

A história do futebol nacional simbolizado pelo Estádio do Maracanã está nas mãos do governador em exercício do Rio, Cláudio Castro. A mudança do nome do local de Mario Filho para Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé não tem precedentes na história, segundo historiadores.

Porém, juristas, partem da opinião pública e historiadores questionam o projeto de lei, que já foi aprovado na Assembleia Legislativa do Rio, em regime de urgência. De acordo com a lei número 6.454, de 24 de outubro de 1977, "é proibido, em todo o território nacional, atribuir nome de pessoa viva a bem público, de qualquer natureza, pertencente à União ou às pessoas jurídicas da Administração indireta."

Para o colunista da BandNews FM, Milton Teixeira, o jornalista Mario Filho foi fundamental na decisão de construir o estádio perto do Centro da cidade.

A historiadora e ex-presidente do Iphan Katia Bogéa questiona o motivo dos deputados estaduais não terem consultado os órgãos superiores.

O autor do projeto de lei, o deputado e presidente da Alerj, André Ceciliano, alega que a intenção é homenagear a história e legado do eterno camisa 10 da Seleção Brasileira e do Santos.

*Estagiário sob supervisão de Carlos Briggs

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU