TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Levantamento aponta recuo na demanda por bens industriais em dezembro - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Levantamento aponta recuo na demanda por bens industriais em dezembro

Uma pesquisa divulgada pelo Ipea mostra uma redução de 4,9% em relação ao mês anterior

Por Julia Kallembach, às 15:28 - 11/02/2020 | Atualizado às 15:35 - 11/02/2020

O setor de veículos foi um dos que apresentaram variação positiva no acumulado em um ano (Foto: Agência Brasil)

Um levantamento divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada aponta para o recuo de 4,9% na procura por bens industriais em dezembro de 2019, em relação ao mês anterior.

Por isso, o quarto trimestre do ano passado terminou com retração de 1,6%, enquanto o acumulado em doze meses registrou queda de 0,2%.

Os componentes do consumo aparente tiveram desempenho negativo: a demanda por bens nacionais recuou 4% em relação a novembro, e as importações de bens industriais caíram 6,2%.

Houve um fraco desempenho entre os segmentos de bens de capital, bens intermediários e bens de consumo, nas grandes categorias econômicas. Em comparação com dezembro de 2018, o único resultado negativo foi o de bens de capital com queda de 1,7%, enquanto o segmento de bens duráveis apresentou alta de 7,7%.

Em relação às classes de produção, enquanto o consumo aparente de bens da indústria de transformação caiu 1,3%, a extrativa mineral teve retração de mais de 20% em dezembro, em comparação com o mês anterior.

Treze dos 22 segmentos da indústria de transformação avançaram, com destaque para artigos de vestuário e acessórios, com alta de 39,3%, e para o segmento alimentos, com queda de 4,2%.

No acumulado em um ano, doze segmentos apresentaram variação positiva em 2019, com destaque para máquinas e equipamentos, aparelhos elétricos, metalurgia e veículos.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU