Levantamento do Sebrae aponta que 46% dos pequenos negócios do Rio investiram em inovação para fugir da crise
Aplicativos, redes sociais e Internet contribuíram para o faturamento das empresas
Por Guilherme Persil*, às 17:31 - 13/01/2021 | Atualizado às 17:32 - 13/01/2021

Empreendedores estão usando cada vez mais estratégias digitais (Foto: NordWood Themes/Unsplash)
Cerca de 46% dos pequenos negócios do Rio de Janeiro investiram em inovação para fugir da crise. O levantamento do Sebrae mostra que durante o período de pandemia, os empresários lançaram ou ampliaram e produtos ou serviços. Aplicativos, redes sociais e Internet contribuíram para o faturamento das empresas.
Com a nova rotina, os empreendedores estão usando cada vez mais estratégias para entender o comportamento dos consumidores. A coordenadora de Mercado do Sebrae Rio, Raquel Abrantes, afirma que a principal característica do momento foi a adaptação e migração das empresas do off-line para o on-line.
A proprietária do Brechó Fashion Carioca Barra, Manu Farias, conta que ir para o ambiente digital foi o que fez a loja dela continuar funcionando.
Mesmo apostando na inovação e com vários planos, a pesquisa constatou que 52% ainda relatam dificuldades para manter o negócio. Para 27% as mudanças impostas no período foram importantes para o negócio, 13% acham que o pior já passou e 8% seguem otimistas com as oportunidades que surgiram.
*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes
Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.