TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Mais de 12 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil - Editoriais - Band News FM

Mercado de Trabalho

Texto:
+
-

Mais de 12 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil

Os dados da PNAD Covid-19 apontam crescimento na quarta semana de junho e mostram que o crescimento da desocupação é o maior desde o início de maio

Por Daniella Dias, às 13:40 - 17/07/2020 | Atualizado às 19:51 - 17/07/2020

00:00 / 00:00

A taxa de trabalhadores informais teve queda (Foto: Agência Brasil)

O desemprego aumentou, na quarta semana de junho, e o Brasil já soma 12 milhões e 400 mil pessoas desempregadas.

Os dados da PNAD Covid-19, divulgados nesta sexta-feira (7) pelo IBGE, mostram que o crescimento da desocupação é o maior desde o início de maio, quando a pesquisa sobre os reflexos da pandemia de covid-19 no mercado de trabalho começou a ser feita.

Pelo menos 800 mil pessoas que estavam temporariamente afastadas do trabalho presencial devido ao isolamento social deixaram de trabalhar de forma remota. O resultado, no entanto, mostra que algumas pessoas podem ter retornado ao trabalho ou terem sido demitidas. Na outra ponta, 12,4% dos trabalhadores segue trabalhando de casa.

Já a taxa de trabalhadores informais teve queda, registrando 34,5% na última semana de junho.

A coordenadora da pesquisa, Maria Lúcia Vieira, observa a queda no total de pessoas que estavam fora da força de trabalho, mas não procuraram vaga mesmo querendo voltar ao mercado de trabalho.

A pesquisa analisou ainda dados ligados à saúde. Pouco mais de 15 milhões de pessoas se queixaram de sintomas da gripe durante o último mês. Os sintomas mais relatados estão dor de cabeça, nariz entupido ou escorrendo, tosse, dor muscular e dor de garganta.

Entre as pessoas que tiveram algum sintoma, 79,9% não procuraram nenhum atendimento ou estabelecimento de saúde na quarta semana de junho. Já 58,1% tomaram remédio por conta própria, enquanto outros 13,1% tomaram medicamento com orientação médica.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU