Mais de 60% dos moradores do Rio estão com medo de perder o emprego, aponta pesquisa
O levantamento do Instituto Fecomércio também mostra que quatro em cada 10 consumidores estão inadimplentes ou com muitas restrições
Por Pedro Dobal*, às 20:22 - 06/04/2021

Quatro em cada 10 consumidores também estão inadimplentes ou com muitas restrições (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Mais de 60% dos moradores do Rio estão com medo de perder o emprego, segundo um levantamento do Instituto Fecomércio. O porcentual é o maior já registrado pela pesquisa e representa um aumento de quase 20 pontos porcentuais na comparação com janeiro.
De acordo com o instituto, quatro em cada 10 consumidores também estão inadimplentes ou com muitas restrições. O cartão de crédito é o principal motivo, sendo responsável por 60% dos casos. Em seguida, aparecem as contas de luz, gás, água, internet e telefone, que somam quase metade das inadimplências.
O vigilante Luiz Carlos Lima é um dos consumidores nessa situação. Ele explica que tem contas atrasadas, mas está confiante que vai conseguir se livrar das dívidas ainda neste mês.
O diretor do Instituto Fecomércio, João Gomes, explica que as incertezas em relação às medidas adotadas para evitar a desaceleração da economia e o ritmo lento de vacinação no país são os principais fatores que contribuem para esse cenário.
O levantamento aponta ainda uma queda no índice de consumidores confiantes no futuro da economia brasileira. Entre fevereiro e março, o indicador caiu de 29% para quase 18%. O número de pessoas pessimistas também subiu, de 24% para 29%, assim como o de muito pessimistas, que aumentou de quase 19% para 30%.
*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes
Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.