TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Mortes em ações policiais batem recorde no Rio - Editoriais - Band News FM

Segurança

Texto:
+
-

Mortes em ações policiais batem recorde no Rio

Nos sete primeiros meses de 2019, foram registrados 1.075 mortes em ações policiais

Por Marcelo Silva, às 18:14 - 21/08/2019 | Atualizado em 20:47 - 21/08/2019

As mortes por intervenção policial, os chamados autos de resistência atingem o maior número da série histórica no estado do Rio de Janeiro. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública, divulgados nesta quarta-feira (21), nos sete primeiros meses de 2019, foram registrados 1.075 mortes durante ações policiais.

A divulgação dos dados acontece há menos de duas semanas dos casos em que pelo menos seis jovens morreram vítimas de balas perdidas.

Somente no mês de julho, o aumento foi de 49% em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o Isp, durante os 31 dias do mês de julho, foram registrados 194 casos, contra 130 apontados pelo órgão em 2018.

Para que o antropólogo, ex-comandante da Polícia Militar e pesquisador do Laboratório de Análises da Violência, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Robson Rodrigues, os números refletem a política de enfrentamento adotado pelas forças de segurança do estado.

Durante um evento na semana passada, o governador do Rio Wilson Witzel culpou os defensores dos direitos humanos pelas mortes.

Na última segunda-feira (19), após encontro com o vice presidente da república, Hamilton Mourão, o chefe do executivo estadual afirmou que que o governo vai orientar as pessoas sobre como se comportar em horários de operações policiais no estado.

NEWSLETTER
OU