TRANSPORTE
NO RIO

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Ruim
Avião Bom
MP investiga Crivella por corrupção na Prefeitura - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

MP investiga Crivella por corrupção na Prefeitura

O inquérito aponta um esquema de liberação de verbas através de pagamentos indevidos

Por Marcus Sadok, às 08:22 - 02/12/2019 | Atualizado às 08:26 - 02/12/2019

Marcelo Crivella é alvo de investigação (Foto: Agência Brasil)

O Prefeito Marcelo Crivella não se manifestou sobre a abertura de inquérito do Ministério Público do Estado para investigar a criação de um esquema de propina no executivo municipal para liberação de verbas através de pagamentos indevidos.

A investigação mostra que o empresário Rafael Alves, irmão do presidente da RioTur, Marcelo Alves seria o operador do suposto esquema de corrupção na Prefeitura. Marcelo Crivella é alvo da investigação.

A ação foi baseada em uma delação premiada. Um doleiro preso na Operação Câmbio Desligo teve a colaboração premiada homologada pela Justiça Federal e pelo Tribunal de Justiça do Estado.

Rafael Alves teria auxiliado Crivella a receber doações de pessoas físicas e jurídicas nas eleições de 2016. Depois do pleito, o irmão virou secretário e ele seria o responsável por organizar a contratação de empresas e cobrar dívidas que a prefeitura teria para receber. O doleiro Sergio Mizhay contou que toda a operação tinha pagamento de propina.

Para provar as denúncias, Mishay disse que tem imagens das câmeras de segurança das reuniões, depoimento do motorista que o acompanhou nos encontros e dados bancários.

Rafael Alves e Marcelo Crivella já posaram para imagens juntos em eventos públicos.

A informação foi divulgada pelo Jornal O Globo e confirmada pela BandNews FM. A ação estava suspensa desde julho, depois de uma liminar do STF para paralisar ações que tiveram como dados movimentações financeiras atípicas repassadas pelo antigo COAF.

Depois da nova decisão do STF, que autorizou o repasse dos dados sem autorização judicial, o MP reabriu o caso.

NEWSLETTER
OU