TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
MPF pede que União assuma Estação Leopoldina - Editoriais - Band News FM

Justiça

Texto:
+
-

MPF pede que União assuma Estação Leopoldina

De acordo com o órgão, o terminal apresenta risco de incêndio e desabamento

Por Marcelo Silva, às 21:20 - 20/02/2020 | Atualizado às 12:19 - 21/02/2020

00:00 / 00:00

O MPF afirma que há partes do prédio que estão cedendo (Foto: Agência Brasil)

O Ministério Público Federal pede à Justiça que a Estação Leopoldina, no Centro do Rio, fique sob responsabilidade da União. Para o MPF, há iminente perigo de incêndio e desabamento do terminal ferroviário.

De acordo com o orgão, há partes do prédio e do anexo que estão cedendo; além de elementos estruturais que foram retirados.

Na ação, protocolada nesta quinta-feira (20), o MPF declara omissos todos os órgãos públicos e particulares envolvidos na manutenção do espaço.

Procurada, a SuperVia afirmou que Tribunal Regional Federal da 2ª Região publicou acórdão que define as responsabilidades sobre o prédio da estação Barão de Mauá, também conhecida como Leopoldina. Pela decisão, o Estado (através da Central Logística) e a União são proprietários do imóvel. Ainda segundo a decisão, a SuperVia é responsável, conforme o contrato de concessão, pela gare (piso de embarque da estação) e pelo pátio com 4 plataformas de embarque.

A concessionária afirma também que devido ao estado do imóvel, o órgão determinou medidas emergenciais. À SuperVia coube a colocação de suportes na marquise externa a fim de evitar seu desabamento, sem prejuízo do acesso à estação. O prazo para início da colocação do suporte era de 10 dias, e a SuperVia concluiu o trabalho antes do prazo.

Já a Secretaria de Estado de Transporte, não atendeu aos contatos da reportagem.

NEWSLETTER
OU