TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Niterói celebra 444 anos com programação especial - Editoriais - Band News FM

Cultura

Texto:
+
-

Niterói celebra 444 anos com programação especial

A festa contará com shows, ações culturais e abertura de exposições

Por Analice Paron, às 15:13 - 20/11/2017 | Atualizado às 19:23 - 20/11/2017

00:00 / 00:00

Cidade comemora 444 anos cheia de novidades culturais (Foto: Divulgação)

Para quem é apaixonado por Niterói o aniversário de 444 anos é mais um motivo para celebrar. Não importa se a pessoa morou a vida inteira ou se acabou de chegar à cidade da Região Metropolitana, a verdade é que o encantamento é imediato. A publicitária paulistana Evelline Costa que se mudou há seis meses define bem a relação com a cidade.

Para quem ficou curioso com o convite, os moradores apaixonados reforçam as qualidades da região. O engenheiro e fotógrafo Thiago Passeri destaca a vocação da cidade para os amantes da natureza.

A aposentada Eucenir Gonçalves, niteroiense desde 1994, ressalta o clima de interior e lembra de bons lugares para dar uma volta e levar as crianças para passear.

 Ficou com vontade de conhecer mais? Então aproveite para curtir a programação cultural especial de comemoração do aniversário da cidade. No dia 22, aniversário de Niterói, a Orquestra Aprendiz se apresenta no Theatro Municipal a partir das 19h30. No dia 25, o rapper Criolo sobe aos palcos na Praia de Piratininga, na Região Oceânica, às 19 horas e no dia 29 tem abertura de exposição no Museu Janete Costa, homenageando o acervo da arquiteta que dá nome ao centro cultural.

Além das novidades culturais, a prefeitura também apresenta promessas para o setor estrutural. É que o prefeito Rodrigo Neves adiantou que vai fechar acordo com a Agência Francesa de Desenvolvimento para estudar a viabilidade de implementar o Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT, para integrar os transportes modais da cidade.

E se há quem pense que o melhor de Niterói é a vista para o Rio, a aposentada Rosângela Carvalho discorda.

Toda a programação cultural de aniversário é gratuita e pode ser conferida no site bandnewsfmrio.com.br.

 

Programação aniversário cidade:

21/11

REVISITANDO A LITERATURA FLUMINENSE

Local: Memorial Roberto Silveira

Horário: 14h30

A programação tem como destaque a abertura da exposição do projeto “Revisitando a Literatura

Fluminense”, homenageando o autor Lili Leitão e a Roda Literária do Café Paris. Estão programadas, ainda, palestras, performance poética dos sonetos humorísticos do autor, além de uma reconstrução cenográfica do “Café Paris”.

INTERVENÇÃO URBANA PRECISAMOS FALAR SOBRE RACISMO

Local: Barcas

Horário: 16h00 às 19h00

A Fundação Municipal de Educação promove atividade de conscientização.

22/11

ORQUESTRA APRENDIZ

Local: Teatro Municipal de Niterói

Horário: 19h30

Cerca de 50 músicos da cidade celebram 10 anos de criação da Orquestra Aprendiz.

GRAVAÇÃO DO DVD DO SAMBA SOCIAL CLUBE

A Coordenação de eventos dos 444 anos de Niterói informa que foi ADIADA, por conta do mau tempo, a gravação do DVD Samba Social Clube, com participações de Zeca Pagodinho, Moacyr Luz e do grupo Fundo de Quintal, que seria realizada, ao ar livre, nesta quarta, 22 de novembro, no Teatro Popular (Caminho Niemeyer), em Niterói. O evento foi transferido para o dia 14 de janeiro de 2018, no mesmo local

Local: Caminho Niemeyer

Abertura dos portões: 17h

Niterói será cenário para gravação do DVD Samba Social Clube, com participações especiais de Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal e Moacyr Luz.

24/11

PALAVRA E CIDADE

Local: Biblioteca Parque de Niterói

Horário 14h00 às 18h00

A professora emérita da Universidade Federal Fluminense, Ismênia Martins, traz sua experiência para palestrar sobre a dialética entre palavra e cidade, em especial Niterói.

25/11

CRIOLO

Local: Praia de Piratininga

Horário: 19h00

Um dos maiores expoentes do rap nacional.

Abertura: DJ MAM

26/11

AS CIGARRAS - ELIANE FURLANI E DANIELLE FRITZEN

Local: Horto do Barreto

Horário: 10h00

Contação de História com a equipe de Promoção da Leitura e Bibliotecas Populares e atividades das Trilhas da Leitura.

ESTAÇÃO RIO - GRUPO BOM GOSTO E ONZE:20

Local: Concha Acústica de Niterói

Horário: 18h00

Com 15 anos de estrada o Grupo Bom Gosto nasceu em Jacarepaguá, onde promove sua roda de samba até hoje, aos domingos. A banda Onze: 20 faz uma mistura de reggae, ska e rock.

NITERÓI SKATE CONTEST

Local: São Francisco 

Horário: 08h00 às 18h00

O Skate Parque Carlos Alberto Parizzi, em São Francisco, recebe o Niterói Skate Contest 2017. O campeonato de skate amador é uma etapa válida para o Ranking Estadual 2017, e visa incentivar a prática do esporte - que agora é olímpico - na cidade. A disputas serão divididas em oito categorias: infantil, mirim, iniciante, amador 1, amador 2, feminino 1, feminino 2 e master. Além do campeonato, o local receberá, ainda, apresentação de bandas de Rock, de um grupo de Rap, ambientação musical (DJ), demonstração de skate com skatistas profissionais e escolinhas de Skate.

29/11

LANÇAMENTO DA EXPOSIÇÃO “CAMINHANDO COM JANETE”

Local: Museu Janete Costa

Horário: 19h00

Uma exposição em homenagem a Janete Costa, que durante sua longa caminhada dedicou seu ofício a valorizar a arte do povo brasileiro. Um retrato do olhar da arquiteta para o belo, sem preocupação com o conceito como popular e erudito.

NEWSLETTER
OU