Novo lote de vacinas de Oxford deve ser distribuído até o fim de semana
Os imunizantes saíram da Índia e chegaram ao Brasil nesta terça-feira (23)
Por Mariana Procópio, às 19:58 - 23/02/2021

Agora o lote vai ser identificado em português e passar por uma análise de segurança (Foto: Moabe Ferreira/TV Band)
Até o fim de semana dois milhões de doses da vacina produzida no laboratório Astrazeneca devem ser distribuídas para as cidades brasileiras, desde que o Ministério da Saúde consiga organizar o cronograma de entregas aos estados.
Os imunizantes saíram da Índia e chegaram ao Brasil nesta terça-feira (23). Armazenadas na Fiocruz, na Zonja Norte do Rio, o material agora vai ser identificado em português e passar por uma análise de segurança.
No Rio de janeiro, onde a campanha foi interrompida nesta terça-feira (23), a Prefeitura estima retomar o processo na quinta-feira (25), com os moradores de 82 anos. O aposentado Geraldo Fernandes é o próximo da fila.
Mas, as doses não são suficientes para garantir a imunização de todos os idosos. O atraso na chegada dos primeiros lotes da Índia afetou o calendário, e a liberação de vacinas em maior volume deve acontecer a partir da segunda semana de março.
Só então começa a ficar pronto o imunizante que a Fiocruz está produzindo a partir do carregamento que chegou no início do mês com o IFA, a matéria prima da vacina.
No próximo sábado (27), está prevista a chegada de mais dois lotes do IFA, em quantidade suficiente para produzir mais 12 milhões de doses. Ainda que sejam necessários ajustes no cronograma, a Fiocruz mantém o compromisso de entregar 100 milhões de doses até julho deste ano.
Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.