TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Novo presidente do BNDES afirma que o banco deve ser mais sustentável e não necessariamente lucrativo - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Novo presidente do BNDES afirma que o banco deve ser mais sustentável e não necessariamente lucrativo

Gustavo Montezano ainda afirmou que o Estado cresceu demais e é necessário reduzir a participação dele na economia

Por Michael Verissimo, às 12:39 - 19/07/2019 | Atualizado às 17:05 - 19/07/2019

00:00 / 00:00

Montezano assumiu o cargo nesta sexta-feira (19) (Foto: Michael Verissimo)

O novo presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento, Gustavo Montezano, volta a afirmar que pretende revelar à população a chamada "caixa preta" da instituição. A declaração foi dada após ele assumir o cargo nesta sexta-feira (19).

No começo da semana, Montezano já havia falado sobre o tema durante a cerimônia de posse em Brasília. Na ocasião, pediu dois meses para esclarecer a polêmica.

Quatro objetivos vão nortear as ações do banco até o fim do ano: acelerar a venda de participações da BNDESPar, o braço financeiro do banco no mercado de capitais; concluir a devolução de recursos ao Tesouro Nacional no valor de R$ 126 bilhões, montar plano trianual para deixar o orçamento mais claro; e melhorar a prestação de serviço para o país.

Para o dirigente, o BNDES deve ser mais sustentável e não necessariamente lucrativo. Até o momento, R$ 43 bilhões foram restituídos pelo BNDES ao caixa do Governo.

Gustavo Montezano substituiu o ex-ministro Joaquim Levy, que pediu demissão em junho depois de o presidente Jair Bolsonaro afirmar publicamente estar insatisfeito com a atuação do economista à frente da empresa. O político chegou a dizer que ele estava com "a cabeça a prêmio".

À Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara, que investiga supostas irregularidades no banco, Levy disse que não há "nada a esconder" na instituição.

Ao todo, o governo Bolsonaro já possui 19 baixas no segundo escalão. O número de demissões se refere aos nomeados pelo presidente ou aqueles que contaram com apoio dele na indicação ao fim da gestão de Michel Temer.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU