TRANSPORTE
NO RIO

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Ruim
Avião Bom
Número de empreendedores aumenta no Brasil e oferta de empregos cresce no Rio - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Número de empreendedores aumenta no Brasil e oferta de empregos cresce no Rio

Entre os municípios que se destacaram positivamente estão São João da Barra e São Francisco de Itabapoana e Japeri

Por Daniella Dias, às 17:48 - 23/10/2019 | Atualizado às 17:49 - 23/10/2019

00:00 / 00:00

O Brasil registrou, de janeiro a agosto deste ano, dois milhões de novas empresas. O número é 20,7% maior quando comparado com o mesmo período no ano passado e o recorde positivo da série histórica iniciada em 2010. Segundo dados da Serasa Experian, desse total, 82% aderiram ao regime tributário de microempreendedor individual, o chamado MEI.

O levantamento também aponta que mais da metade das novas empresas estão na Região Sudeste: 53,1%, em seguida vêm Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte.

Apesar do alto número, o cenário não representa um avanço da economia, mas uma ilustração da lenta recuperação brasileira no setor, como avalia o economista da Serasa Experian Luiz Rabi. Apesar de se recuperar devagar da recessão de 2014, dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho apontam que o estado do Rio voltou a gerar postos de trabalho.

No acumulado até setembro, os setores que mais abriram vagas foram os de agropecuária, com 5,34%, construção civil, com 5,20%, e serviços, com 1,11%. É o caso da engenheira civil Thaíses Cardoso que só conseguiu emprego dois anos após concluir a graduação na área.

Entre os municípios que se destacaram positivamente estão São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, e Japeri, na Baixada.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU