TRANSPORTE
NO RIO

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Ruim
Avião Bom
Passeio do professor Milton Teixeira leva ouvintes para conhecer o Palácio Guanabara - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

Passeio do professor Milton Teixeira leva ouvintes para conhecer o Palácio Guanabara

A sede do Governo do Rio abriu as portas para a visita

Por Júlia Kallembach, às 16:34 - 21/09/2019 | Atualizado às 20:35 - 21/09/2019

00:00 / 00:00

O próximo passeio do professor Milton Teixeira vai ser no Mosteiro de São Bento (Foto: Júlia Kallembach)

Sede do Governo do Estado desde 1960, o Palácio Guanabara abre as portas para receber, pela primeira vez, os ouvintes da BandNews FM Rio, em um passeio histórico com o professor Milton Teixeira, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, neste sábado (21). 

Em 1865, a construção foi endereço da Princesa Isabel e do Conde D'Eu, até a Proclamação da República, em 1889, quando foi confiscado pelo governo militar e transferido ao patrimônio da União. O Palácio foi usado ainda pelo presidente Getúlio Vargas como residência oficial durante o Estado Novo. 

Em 1946 foi sede da Prefeitura do Distrito Federal, até 1960, quando o Rio de Janeiro deixou de ser Capital e se tornou Estado da Guanabara. 

O professor Milton Teixeira conta que o prédio foi chegou a ser escola de tiro do exército. 

Pela segunda vez fazendo o passeio guiado pelo professor, o servidor público Rômulo Grut estava animado para conhecer as salas secretas.

 

A ilusionista Áurea de Almeida é veterana na programação, e fala que visitar o Palácio é importante para a cultura dos cariocas. Aos 10 anos, Maria Clara Martins estava ansiosa pelo passeio porque história é uma das matérias na escola que ela mais gosta.

O professor de história, Alessandro Reis, fala da importância da preservação da memória do Palácio Guanabara. 

O próximo passeio do professor Milton Teixeira vai ser no Mosteiro de São Bento, na Praça Mauá, e também pelo Boulevard Olímpico e parte da Praça XV de Novembro, no Centro do Rio.

NEWSLETTER
OU