TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Pesquisa aponta insatisfação dos usuários do transporte público no Rio - Editoriais - Band News FM

Transportes

Texto:
+
-

Pesquisa aponta insatisfação dos usuários do transporte público no Rio

O BRT foi o serviço mais mal avaliado pelos entrevistados

Por Isabele Rangel, às 11:22 - 26/03/2019 | Atualizado às 18:00 - 26/03/2019

A superlotação é o principal problema apontado pelos usuários (Foto: Agência Brasil)

Uma pesquisa mostrou que 55% dos usuários de transporte público do Rio estão muito insatisfeitos ou insatisfeitos com serviço. O levantamento foi feito pela UniCarioca em pontos do Centro e da Zona Norte do Rio com 458 entrevistados, no dia 15 de março.

O BRT, que passa por uma intervenção determinada pela Prefeitura do Rio, foi justamente, um dos serviços mais mal avaliados pelos usuários na pesquisa. A nota alcançada pelo modal foi 2,31 dos 5 pontos possíveis. Só foi superado pelas Vans, que não tiveram na pesquisa uma amostra significativa, já que foram ouvidos apenas oito usuários.

Os três itens com o maior percentual de respostas de avaliações negativas dos usuários do BRT foram: o número de passageiros, o conforto oferecido e o estado de conservação dos veículos.

Com média 2,37, os trens também não apresentaram bom desempenho na pesquisa. O preço da passagem, o número de passageiros e o acesso de pessoas com deficiência foram os itens com a pior avaliação.

Os ônibus ficaram em quarto lugar na lista de insatisfação, com média de 2,45. Os principais problemas apontados foram: o preço das passagens, o conforto ao passageiro e a pontualidade.

A pesquisa da UniCarioca mostrou que o maior grau de satisfação foi verificado entre os usuários do metrô, com média 2,71; das barcas, que alcançaram 2,61 pontos; e do VLT, que ficou em terceiro lugar, com 2,59 de média. No entanto, vale ressaltar que foram ouvidos na pesquisa apenas 39 usuários desse modal.

NEWSLETTER
OU