TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Pesquisa do IBGE revela queda na taxa do desemprego - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Pesquisa do IBGE revela queda na taxa do desemprego

Melhora está relacionada ao aumento do trabalho informal

Por Michael Veríssimo, às 16:58 - 30/08/2019 | Atualizado em 17:00 - 30/08/2019

Os números fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgado pelo IBGE (Foto: Agência Brasil)

Com uma queda de 0,7%, ficando em 11,8%, o número de desocupados no Brasil caiu para 12,6 milhões de pessoas. Os números são referentes ao trimestre encerrado em julho e fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (30).

A melhora na taxa de desemprego está relacionada ao aumento do trabalho informal. No período do levantamento, o total de empregados do setor privado sem carteira assinada atingiu 11,7 milhões, o maior índice registrado na série histórica, iniciada em 2012. O aumento em relação ao trimestre anterior, finalizado em abril, foi de 3,9%, o que representa 441 mil pessoas nessa categoria.

De acordo com a analista da coordenação de Trabalho e Rendimento do instituto, Adriana Beringuy.

A pesquisa ainda apontou que as 24,2 milhões pessoas que estão trabalhando por conta própria também foram influenciadas pela informalidade. O número representa o maior patamar já registrado da série. Quando comparado com o trimestre anterior, o cresimento foi de 1,4%.

E foi exatamente na informalidade que a empreendedora brasiliense Priscilla Arantes, de 38 anos, viu a oportunidade de melhorar seus rendimentos.

A população subutilizada, representada por 28,1 milhões de pessoas, não teve variação significativa frente ao trimestre encerrado em abril e subiu 2,6%, o que representa mais 703 mil pessoas frente ao mesmo período no ano passado.

NEWSLETTER
OU