TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Pesquisa mostra que cariocas gostam de realizar atividades de lazer ao ar livre - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

Pesquisa mostra que cariocas gostam de realizar atividades de lazer ao ar livre

A Zona Sul domina as opções do carioca com 34% da preferência

Por Isabele Rangel, às 21:02 - 21/07/2019 | Atualizado às 22:42 - 21/07/2019

00:00 / 00:00

As atividades de lazer fora de casa mais citadas pelos cariocas foram praia e cinema (Foto: Tomaz Silva | Agência Brasil)

Com 86 quilômetros de extensão, a orla do Rio oferece praias, ciclovias, parques a beira-mar e belas paisagens. Como se isso não bastasse, a cidade ainda abriga a maior floresta urbana do mundo, o Parque Estadual da Pedra Branca, e o Parque Nacional da Tijuca, que está em quarto no ranking mundial.

Com essas credenciais, é fácil de entender por que uma pesquisa da Unicarioca apontou que 73,4% dos cariocas gostam de realizar atividades de lazer ao ar livre.  Os entrevistadores ouviram 858 pessoas entre os dias 11 e 12 de junho de 2019, no Centro e nas Zona Sul, Norte e Oeste da cidade.

Por outro lado, 43,2% disseram que realizam atividades em local fechado ou privativo e 29,5% citaram a própria casa com opção de lazer. Segundo a Coordenadora da Pesquisa, Ana Cristina Lott, o levantamento mostrou que a idade, o nível de escolaridade e renda influenciam na decisão. 

A segurança foi apontada por 30,9% dos respondentes como item mais importante no momento em que escolhe alguma atividade de lazer fora de casa. Em segundo lugar, os entrevistados apontaram afinidade ou gosto pessoal e, em terceiro, o custo. Para o engenheiro elétrico Alexandre Reis, a segurança é prioridade. Com exceção do Centro da cidade, que é a opção menos frequentada no momento de lazer pelo carioca, as demais regiões tendem a ser opções frequentes. A Zona Sul domina as opções do carioca com 34% da preferência.  

As atividades de lazer fora de casa mais citadas pelos cariocas foram: praia, cinema, teatro, shopping centers, bares ou restaurantes e parques e praças. Também foram citados, mas em menor frequência, atividades como: shows, esportes, jogos de futebol, exposições e clubes.

NEWSLETTER
OU