TRANSPORTE
NO RIO

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Ruim
Avião Bom
Pesquisadores discutem impactos da reforma tributária - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Pesquisadores discutem impactos da reforma tributária

Segundo o levantamento Firjan, com a aprovação da reforma, o Brasil pode gerar 300 mil novos empregos por ano

Por Marcelo Andrade, às 20:11 - 23/09/2019 | Atualizado às 20:21 - 23/09/2019

00:00 / 00:00

A aprovação da reforma tributária deve destravar cerca de 300 mil empregos por ano, além de aumentar a renda disponível para o consumo das famílias em cerca de R$ 135 bilhões.

Para isso, é necessário que haja a desoneração parcial da folha de salários em 40%, como explicou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Eugênio Gouveia.

Os dados estão no estudo divulgado pela Firjan e mostram os impactos da reforma tributária nos setores econômicos do país. Até 2017 o setor industrial tinha 44,6% da carga tributária. A área vai ser a mais beneficiada com a reforma, seguida do comércio, que detém 37,9% dos impostos aplicados no Brasil.

O relatório também mostra que outros benefícios devem surgir a partir da reforma. O levantamento levou em consideração as propostas de emenda constitucional discutidas no Congresso.

A PEC 45/2019 tramita na Câmara e propõe alíquotas diferentes para cada estado, respeitando as diferentes realidades regionais. Já a PEC 110/2019, discutida na comissão do senado, prevê uma alíquota única para todos os estados.

O Governo ainda não enviou uma proposta ao Congresso, mas ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que espera que a reforma seja aprovada até o fim desse ano.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU