PIB teve retração de 5,3% em março, aponta monitor da FGV
De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, houve uma queda de 1% no primeiro trimestre deste ano
Por Luanna Bernardes, às 19:03 - 18/05/2020 | Atualizado às 20:57 - 18/05/2020

O resultado é um reflexo das medidas de restrição social para o combate à pandemia da Covid-19 (Foto: Agência Brasil)
O Produto Interno Bruto do país teve uma queda de 5,3% em março, por conta das medidas de restrição social para o combate à pandemia da Covid-19. A informação é do monitor PIB FGV, que aponta ainda uma retração de 1% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com os últimos três meses do ano passado.
O pesquisador associado do FGV IBRE Cláudio Consídera prevê que o impacto da pandemia nos meses de abril e maio seja ainda mais forte.
Em relação aos três primeiros meses do ano passado, a economia cresceu 0,3% no primeiro trimestre deste ano, mas caiu 0,9% no mês de março.
O consumo das famílias cresceu 0,2% no período, mas teve queda de 1,9% no mês passado.
Já a exportação de bens e serviços apresentou queda de 3,8% no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período de 2019.
Segundo o pesquisador associado do FGV IBRE Cláudio Consídera, a tendência nas exportações e importações é de queda em todo o cenário internacional.
No entanto, segundo a FGV, no mês de março, houve crescimento de 9,4% nas exportações. A alta foi influenciada principalmente pelo aumento de 27,7% na venda de produtos agropecuários.
Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.