Preço do gás natural terá aumento de 39% a partir do dia primeiro de maio
Petrobras diz que a variação acontece pela aplicação das fórmulas dos contratos de fornecimento, que vinculam o preço à cotação do petróleo e à taxa de câmbio
Por Amanda Martins, às 10:32 - 05/04/2021

Esta parcela do preço é atualizada anualmente no mês de maio (Foto: Agência Brasil)
O preço do gás natural vai ter aumento de 39% para as distribuidoras, a partir do dia primeiro de maio. O anúncio foi feito pela Petrobras nesta segunda-feira (5), e a elevação vai acontecer por metro cúbico.
A mudança afeta o valor cobrado pelo GNV e pelo gás encanado, mas não interfere no gás de cozinha, que teve o preço de venda para as distribuidoras reajustado em 5%, na sexta passada (2).
Segundo a empresa, a variação acontece pela aplicação das fórmulas dos contratos de fornecimento, que vinculam o preço à cotação do petróleo e à taxa de câmbio.
Esta parcela do preço é atualizada anualmente no mês de maio pelo IGP-M, que entre março de 2020 e março de 2021 registrou alta de 31%.
Desde o início deste ano, a gasolina subiu 54% nas refinarias, enquanto o diesel acumula alta de 41,6%.
Ao longo do ano passado, os preços do gás natural às distribuidoras chegaram a ter redução acumulada de 35% em reais e de 48% em dólares, devido ao efeito da queda dos preços do petróleo no início do ano.
No fim de março, a Petrobras reduziu os preços da gasolina e do diesel nas refinarias em 0,11 centavos. Desde então, o valor da gasolina passou a ser de R$ 2,59 por litro e o preço do diesel a R$ 2,75 por litro.
É a segunda queda no preço da gasolina em 2021 e a primeira do diesel.