TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Preços da indústria sobem 1,39% em novembro frente ao mês anterior - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Preços da indústria sobem 1,39% em novembro frente ao mês anterior

Apesar da alta, houve uma desaceleração em relação ao resultado de outubro, quando o índice havia registrado a maior alta da série histórica

Por Amanda Martins, às 11:12 - 05/01/2021 | Atualizado às 18:09 - 05/01/2021

00:00 / 00:00

A inflação na indústria em novembro foi a menor observada em cinco meses (Foto: Geraldo Bubniak/AEN-PR)

A inflação na indústria desacelera e sobe menos no mês de novembro. A alta, de 1,39%, é menor do que a registrada em outubro, em que o aumento foi de 3,41%.

O indicador representou a maior alta da série iniciada em 2014. Mas, ainda segundo o IBGE, a inflação na indústria em novembro foi a menor observada em cinco meses.

No período analisado, 19 das 24 atividades verificadas apresentaram variações positivas, na comparação com outubro. A grande responsável pela elevação foi a atividade alimentar, com aumento de 2,76%.

Os grupos ligados à carne, à soja, à cana de açúcar e ao arroz tiveram variações superiores à média do setor. O gerente do Índice do Preço ao Produtor, Manuel Souza Neto, explica os fatores internos que levaram ao resultado.

Já as indústrias extrativas apresentaram queda na inflação dos produtos em novembro. Com isso, o índice acumulado no ano recuou de 50,31%, em outubro, para 47,23%, no mês seguinte.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU